“Água” Quinteto de Carlos Martins
 
Músicos:
Saxofone - Carlos Martins
Piano - Bernardo Sassetti
Guitarra - André Fernandes
Contrabaixo - Nelson Cascais
Bateria - Alexandre Frazão
 
Preço:
Concerto já realizado
 
Sobre este projeto:
Todos nós temos sempre algumas coisas que voluntária ou involuntariamente deixamos ficar na “gaveta”. Nestes últimos anos fui fazendo esboços de músicas que muitas vezes ficavam em suspenso, alguns com 10 anos (a idade do meu filho Benjamim).

Por ter outros projectos ou por falta de tempo, estas músicas, que tinham já a sua identidade, não ganhavam forma definitiva. Algumas vezes eram experimentadas em concerto com diferentes músicos que traziam alguma ideia nova. Cada tema foi ganhando o seu espaço e criando o seu “ambiente” particular sedimentando-se com o tempo. Tal como cada um dos músicos foi imprimindo a sua voz ao longo dessas passagens criando um sentimento recíproco de pertença.

E esta é para mim a diferença entre este disco e qualquer outro dos meus discos anteriores. A amizade, partilha, cumplicidade e experimentação, num processo temporal demorado, consolidaram um som colectivo respirado. A música, de que não falamos, é o veículo para expressar os sentimentos que me ligam desde sempre a estes músicos, insubstituíveis.

O risco e a confiança trouxeram em estúdio o que faltava: a calma inquieta do Agora! Como em “o sol verde das searas”, que aprendi com a minha mãe, em quase todas estas músicas há, para mim, um espírito do Sul, de planície e água. Carlos Martins