Pedro Moreira Sax Ensemble "Two Maybe More"
 
Músicos:
Pedro Moreira e Mateja Dolsak, saxofone tenor;
Ricardo Toscano e Daniel Sousa, saxofone alto;
Tomás Marques e Bernardo Tinoco, saxofone soprano;
Júnior Maceió e João Capinha, saxofone barítono;
Mário Franco, contrabaixo;
Luis Candeias, bateria
 
Preço:
10 € - Normal 8 € - Estudante, Sénior e Sócio da BIR ou do CRBV
Concerto já realizado
 
Sobre este projeto:
Editado em disco no mês de fevereiro de 2021, Two Maybe More é o título de um espectáculo de Sofia Dias, Vítor Roriz e Marco Martins que foi levado à cena no Teatro Maria Matos em 2014, e para o qual escrevi a música, fruto de uma encomenda da Fundação Gulbenkian. Na versão original a peça contava com 8 solistas do Coro Gulbenkian e um pequeno ensemble de câmara.
Desde então senti a vontade de adaptar a peça para um ensemble de 8 saxofones, ao qual se juntaria contrabaixo e bateria, para melhor explorar as possibilidades de abertura à improvisação, que não existe na partitura original, mantendo tanto quanto possível a consistência formal do original. Procura-se naturalmente o carácter vocal do saxofone como ponte entre as duas versões.
No original, a peça, tanto na música como na coreografia, pretende invocar diversas possibilidades e mecanismos de relação com o outro. Com essa ideia em mente propõe-se uma série de permutações de subgrupos de entre os 10 instrumentistas, de uma forma vagamente algorítmica, em que os 8 saxofones se dividem por vezes em dois quartetos antifonais, recorrendo a diversos procedimentos polifónicos.