JEFFERY DAVIS QUINTET
 
Músicos:
Jeffery Davis, vibraphone;
José Soares, saxofone;
Óscar Graça, piano;
Francisco Brito, contrabaixo;
Marcos Cavaleiro, bateria
 
Preço:
10 € - Normal 8 € - Estudante / Sócio
Bilhete disponível brevemente
 
Sobre este projeto:
Jeffery Davis Quinteto foi concebido, primordialmente, devido à necessidade de Jeffery Davis se exprimir como compositor e com o intuito de demonstrar que o vibrafone pode ser utilizado de forma inovadora num contexto de ensemble e de composição. A sua utiização enquanto instrumento melódico mas, igualmente, como harmónico é aquilo de define, em grande parte, a sonoridade do projeto.

Os temas escritos, por Jeffery Davis, para este ensemble, reunidos em ‘For Mad People Only’, denotam uma profunda influência da música de câmara erudita e do jazz; mesmo dentro do jazz há uma tentativa de usar um estilo harmónico mais moderno e sofisticado com uma base de groove muitas vezes inspirado no swing e em estilos mais tradicionais.
A totalidade da música tocada pelo grupo apresenta-se com uma forte componente programática baseada na pintura e, principalmente, na literatura nomeadamente em Hermann Hesse e Ernest Hemingway (alguns dos temas chegam a ser verdadeiros resumos musicais das obras destes escritores, retiradas da imaginação do compositor) .