Procurar: na secção:

Bernardo Sassetti Trio

Participação no JazzValado em 08 de Abril de 2011 - 14º Festival

 
 
Piano - Bernardo Sassetti
Contrabaixo - Carlos Barretto
Bateria - Alexandre Frazão
 
Um dos mais duradouros agrupamentos do jazz português, o trio formado pelo pianista Bernardo Sassetti, o contrabaixista Carlos Barreto e o baterista Alexandre Frazão está de regresso com um novo disco de originais, intitulado "Motion".

Com uma cumplicidade construída ao longo de quase 13 anos, Bernardo Sassetti, Carlos Barreto e Alexandre Frazão interpretam, em "Motion", histórias com três instrumentos diferentes que se complementam de forma subtil, atingindo "a representação máxima da ficção, da introdução do espaço e do momento, do diálogo simultâneo, da provocação artística e da procura conjunta de novos caminhos".

Tal como em "Ascent", de 2006, obra em que Bernardo Sassetti materializa uma relação profunda entre música e imagem (da fotografia e do cinema), também neste "Motion" se revela a fase criativa do compositor e pianista "em que a música acompanha uma narrativa fragmentada, tal como uma montagem contemporânea do cinema". O inspirador desta contaminação da música pela imagem, segundo Bernardo Sassetti, foi o falecido cineasta português José Álvaro Morais, cujo filme "Quaresma", de 2003, contou com música original do autor de "Ascent".

Os temas que compõem "Motion" são "música que nasce do nada, ideias que decorrem do pensamento e da imagética do inconsciente", em busca das múltiplas verdades da música. Componente indispensável do trio, o improviso é encarado como um meio de aproveitar o erro e "conseguir transformá-lo em música, dar-lhe um sentido, construir sobre ele".
 


 
 
© Copyright 2003 - 2017 jazzvalado.net  ||  Developed by http://www.factorq.co.uk