Procurar: na secção:

Big Band da Nazaré

Participação no JazzValado em 09 de Maio de 2010 - 13º Festival

 
 
 
16:30H – Entrada Livre

Joaquim Pequicho e João Capinha - saxofones alto e soprano
André Murraças e Wilson Ferreira - saxofone tenor
Pedro Morais - saxofone barítono
Vítor Guerreiro, Margarida Louro, Luís Guerreiro e André Venâncio – trompete
Reinold Vrielink, Élio Fróis, Luís Pires e Fábio Matias – trombone
Gonçalo Justino – guitarra
Ricardo Caldeira – piano
Gonçalo Leonardo - contrabaixo
Bruno Monteiro – bateria
Júlia Valentim – voz
Adelino Mota – direcção

A Big Band do Município da Nazaré formou-se em Setembro de 99, por proposta do seu director à Câmara Municipal, na sequência de existirem no Concelho três Orquestras Ligeiras Juvenis e uma Banda, e tem como objectivo dar oportunidade de continuação aos Jovens que se forem destacando nas formações até aqui existentes.

Nos Concertos, apresenta o repertório variado passando pelos “standard’s” de Jazz, por temas com ritmos de influência latino-americana, tais como a “salsa” e também alguns originais de estilo “Funk” que são verdadeiramente a música contemporânea para este tipo de grupos. Constam ainda do repertório algumas das mais conhecidas “canções” do Jazz, com a presença de uma cantora.

É composta por 5 Saxofones (2 Altos, 2 Tenores e 1 Barítono), 4 Trompetes, 4 Trombones, Piano, Guitarra, Baixo, Bateria e Voz em alguns temas. Esta Big-Band fez Concertos em Portugal, Espanha, Bélgica e Alemanha, destacando-se a participação no Festival de Jazz de Pontevedra, Festival de Música de Medina del Campo, Festival de Jazz da Alta Estremadura, Festival de Jazz de Aljustrel, Festival de Jazz de Portalegre, Festa do Jazz no Teatro S. Luís, nos Encontros de Jazz de Évora (com Carlos Martins como convidado), no Festival de Tomar, Palco 1º de Maio da Festa do Avante, no Hot Club de Portugal, Bflat em Matosinhos e no Portugal Jazz em diversas localidades.

O lançamento do primeiro CD decorreu na apresentação feita no 2º Festival Internacional de Big Band’s realizado em Julho de 2003 na Nazaré, tendo como convidada a cantora Joana Rios e em 2005 no 4º Festival, um concerto com a cantora Jacinta.

O segundo CD, “Filme”, editado em 2006, e o terceiro “10 Anos”, editado em 2009, são a mostra da evolução musical desta formação e têm recebido os melhores elogios da crítica especializada, tendo sido discos em destaque em alguns programas de rádio e revistas dedicadas ao jazz.
 


 
 
© Copyright 2003 - 2017 jazzvalado.net  ||  Developed by http://www.factorq.co.uk