Procurar: na secção:

Manuel Beleza Terceto - Para além de mim...

Participação no JazzValado em 11 de Maio de 2012 - 15º Festival

 
 
Órgão Hammond - Manuel Beleza
Saxofone tenor e soprano - Mário Santos
Bateria - Mário Barreiros
 
 Ao longo da sua carreira, Manuel Beleza tem-se dividido entre a música e a poesia.
Na última década e depois do piano, decide eleger como companheiro e confidente,o Órgão Hammond.
Autodidacta no instrumento e com um registo entusiasmante e invulgar na abordagem ao jazz, é visto por muitos como um dos sérios e raros casos da nova tendência do Hammond em território nacional.
Manuel Beleza Jazz terceto foi um projecto desenvolvido num formato completamente novo entre nós, órgão Hammond - saxofone - bateria. Com uma sonoridade que nos faz lembrar os “velhos” grupos de Larry Young com Sam Rivers e Elvin Jones, este trio tem construído a sua própria história e consolidado o seu próprio som ao longo de oito anos de palco.
Desse árduo trabalho, com uma modernidade indubitável nasce o álbum, "Para além de mim...", que consiste numa compilação de peças originais, compostas ao longo das duas últimas décadas da carreira de Manuel Beleza como pianista, organista e compositor. Inspiradas nos seus próprios poemas, fazem uma simbiose perfeita de todas as suas vivências e experiências musicais, que passam pelo Rock, Fusion, música Erudita e Étnica, com fortes influências Bop e Afro-latinas.
É a primeira vez na história deste Festival que estará presente este fantástico instrumento.
O crítico de jazz do Jornal Expresso – Raul Vaz Bernardo, classificou este projecto como "uma jóia nacional". Escreveu ainda: "A linguagem deste trio tornou-se consistente, não só pela empatia entre os músicos, como também pela sonoridade imponente do Hammond e das harmonizações coloridas e fortemente ritmadas de Manuel Beleza, associadas ao enérgico e sofisticado timbre dos saxofones de Mário Santos e ao poderoso e elegante ritmo da bateria de Mário Barreiros."
 
 
 
© Copyright 2003 - 2017 jazzvalado.net  ||  Developed by http://www.factorq.co.uk